Plano de Ensino
Disciplina: Pratica de Ensino e Estagio Supervisionado
Projeto: Papo de Bola-Basquete Brasil
Publico: EJA, NORMAL e ENSINO MEDIO.
ANO: 1º semestre de 2009
Período: 17/04/2009
Numero de aulas: 08
Instrutores: Carolina Silva, Flavia Gonçalves, Ricardo Aparecido, Valdecir Gomes.
Objetivo geral da oficina
Apresentar, elaborar e vivenciar com os alunos o basquete como um conteúdo na educação física escolar.
JUSTIFICATIVA:
O esporte contribui com a educação como um processo de formação humana que não só o domínio de conhecimentos, competências e habilidades, sejam intelectuais ou motoras. Está também compreendida com a construção de uma escola com tempo e espaço de vivencias sociocultural, aprendizado e saberes e desenvolvimento do sujeito, valorizado o conhecimento, a arte, a identidade, o sentimento e a emoção. Assim a Educação Física deve constituir de praticas corporais constituídas ao longo dos tempos.
UNIDADE: BASQUETE
Tema 1: O histórico do Basquete
Tema 2: Os vários estilos de se jogar basquete
Tema3: A relação da dança de rua com o basquete
Tema4: A diferença entre o basquete brasileiro o norte americano
Tema 1
Objetivos
Discutir o aspecto cultural
Mostrar onde e como surgiu o basquete
Vivenciar as regras antigas
Tema 2
Objetivos
Buscar com os alunos as diversas formas de se jogar basquete
Vivenciar os estilos de jogos mostrando as diferenças dos street bool(basquete de rua) e o basquete convencional.
Tema 3
Objetivos
Observar qual a influencia que a musica tem sobre o individuo na pratica do basquete
Discutir essa influencia
Vivenciar o jogo com a musica
Tema 4
Objetivos
Discutir as diferenças quanto aos salários milionários
Discutir as diferenças quanto às regras
Vivenciar o jogo com as diferenças entre essas regras
METODOLOGIA
Neste projeto voltado para o aprendizado sobre o basquete utilizaremos aulas teóricas nas salas de aulas e na sala de vídeo, aulas praticas nas quadras utilizando materiais esportivos e alternativos para que os alunos possam estar aprendendo tudo o que lhes proposto nas aulas.
Avaliação
Depois de cada aula reuniremos com os alunos e faremos um pequeno comentário sobre o que foi proposto na aula assim poderemos avaliar se a aula foi produtiva ou não
sábado, 25 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Plano de Ensino
ResponderExcluirE.E. Bento Gonçalves
Alunos: Médio, EJA, Regular e Normal.
Período: 17/abril a 19/junho
Número de aulas: 08 aulas
1º Semestre 2009
Disciplina: Esporte/Futebol
Oficina: Futebol Profissional, sonhos e decepções.
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos durante as aulas, tipos de treinos e debates que os tornem capazes de identificar as realidades do futebol.
Justificativa: Muitos alunos podem aproveitar a educação física escolar como parte integrante de um sonho. Este trabalho prático e teórico mostra as realidades do futebol, motivando e despertando o interesse dos alunos, em praticá-lo na educação física escolar, de forma objetiva e não como o conhecido rola bola.
1º Tema: Futebol, as expectativas criadas em torno de um sonho.
Objetivo específico: Identificar junto aos alunos, seus sonhos relacionados ao futebol.
Recursos: DVD e televisor.
Método: Apresentação e exibição de filme. Histórico e Regras.
2º Tema: Futebol, a reprodução do cotidiano dos atletas.
Objetivo: Vivenciar as dificuldades encontradas ao longo da carreira.
Recursos materiais: Utilizar cones, bolas e quadra esportiva.
Método: Fazer uma fila, colocar seis (06) cones ocupando espaço de um (01) metro, entre os cones. Os alunos conduzirão a bola entre os cones, e ao final, chutar em gol.
- Colocar os cones formando um triângulo, e assim os alunos realizam piques (corrida) lateral.
3º Tema: O futebol e as dificuldades encontradas ao longo da carreira.
Objetivo: Levantar os problemas ocorridos com seus ídolos, e apontar quais foram, as dificuldades encontradas em toda a carreira profissional.
Método: Seminário com práticas propostas pelos alunos, buscando alternativas, que facilitem a evolução dos atletas. Regras do futebol.
4º Tema: Os resultados de uma vida, dedicada ao futebol.
Objetivo: Mostrar aos alunos, vivência e experiências.
Recursos materiais e humanos: Quadro e um ex-atleta.
Método: - Práticas dos fundamentos técnicos.
- Seminário com debate junto à um ex-atleta.
- Exibição de filme.
- Referências bibliográficas
- Vídeo de entrevistas
- DVD – Futebol
- Filme de Valter Sales
- Credicard
- Avaliação:
Ao final os alunos farão suas considerações entre o esporte e o atleta, respondendo sobre a melhor forma de praticar o futebol na escola.
Iniciamos a aula com alongamento e em seguida apresentamos o Senhor Maurício para a turma, onde ele comentou vários assuntos sobre o futebol, a sua profissão enfim a sua carreira como técnica e professor de educação física e que inclusive já foi professor nesta escola e ate hoje faz parte dela, muitos eventos que são feitos pela escola tem a sua participação. Ele foi muito bem recebido pelos alunos e elogiado por todos, foram feito algumas perguntas e em seguida foi convidado a estar assistindo a uma partida de futsal, finalizamos a partida com uma salve de palmas. E que pena que foi o nosso ultimo encontro.
ResponderExcluir